| 10 comentários ]

"Ganhar assinantes via Feed!" (imagem: adactio)

Comecei neste ano de 2010, com uma meta de dobrar meus assinantes via Feed RSS. Em aproximadamente 20 dias eu consegui aumentar em 50% e venho crescendo a cada dia, sempre com um aumento considerável e significativo. Há algumas semanas atrás, fiz um artigo, onde ensinei como subscrever os Feeds dos blogs, mas notei que muitos me pediram dicas para aumentar os assinantes. Hoje darei as 20 melhores dicas na qual, consegui aumentar em 50% meus assinantes em poucos dias.

1. Publique conteúdo de qualidade: Por mais que todos já sabem, publicar qualidade é conquistar novos leitores. Todos nós procuramos na internet qualidade, mas são poucos os blogs que trazem artigos diferentes, bem elaborados, são os poucos blogs que conseguem o sucesso. Quando começamos, devemos ler blogs do mesmo nicho (assunto) aprender e ter uma referência para criar nossos artigos é algo essencial. Evite copiar postagens pois na blogosfera só é valorizado a qualidade e diferencial de cada blog e blogueiro.

2. Comente com seu endereço de Feed RSS: Assim como você divulga seu blog quando comenta, procure introduzir quando tiver a opção "Nome e URL" o link do Feed. É uma excelente maneira, pois quem quiser visitar você, será redirecionado até a página onde fica as postagens e a opção de assinar. Vale lembrar também que comentários com qualidade, sempre serão valorizados, capriche para mais tarde poder colher os frutos.

3. Exibir Pop-up de inscrição: Há alguns meses atrás, o amigo Bianco Garniz, criou um artigo ensinando como adicionar Pop-UP Assinar feed via e-mail no blog. Por experiência própria, aumentei bastante os assinantes via e-mail, mas se você tem um blog com muitas visitas, poderá ser uma arma contra o crescimento do blog. Muitos visitantes não gostam, mas se você garante um conteúdo de qualidade citado no 1º tópico, ninguém vai notar diferença.

4. Participar de redes sociais: Muitas redes sociais têm a opção de divulgar os blogs e o Feed do mesmo, não perca tempo, informe o link do Feed, no lugar de página na Web, assinatura de fóruns, entre outras redes sociais e sites. Vale lembrar que você precisa ser um membro ativo e reconhecido, caso contrário, se você não contribui para rede a sua divulgação em fóruns principalmente, será associada como SPAM.

5. Ensine as pessoas como inscrever-se: Assim como criei minha página ensinando a Assinar Feeds dos blogs, você poderá fazer o mesmo. Muitos visitantes não sabem como assinar, tanto é que apenas 10% das visitas assinam e só resta você ensinar como fazer o processo. Costumo dizer que é um excelente investimento, ensine todos os passos e você notará um aumento muito bom dos assinantes.

6. Ofereça promoções para os assinantes: Busque brindes, prêmios e promoções para valorizar os assinantes do seu blog. Eu recomendo valorizar os assinantes via Email, assim muitos assinarão para participar das promoções, caso o conteúdo seja de qualidade eles poderão permanecer para aguardar novas campanhas e acompanhar seu blog. É uma excelente forma, eu mesmo estou pecando e pretendo promover mais promoções aqui no blog. Vale lembrar que você precisa cumprir com sua palavras, prometeu um MP4, pague, prometeu 1 mês de publicidade, pague. Algumas pessoas promovem promoções, mas não cumprem o que falam, tendo assim a imagem do blog manchada e ao invés de aumentar os assinantes, eles diminuem.

7. Mostrar os números: Se você colocar aquele botão que mostra a quantidade de assinantes, muitos assinarão se o número for razoavelmente alto. Quando eu falo em alto, digo algo acima de 4 dígitos (mil seguidores) mas depende muito da qualidade que você tem para oferecer. Muitos leitores, preferem blogs com uma maior visibilidade, sendo assim eu recomendo informar os número apenas quando estiver bem estabilizado em assinantes e estiver em uma boa crescente.

8. Mude o ícone do Feed: Eu recomendo mudar todos os meses, mesmo que você não tenha um número alto de visitantes. Os leitores sentirão a mudança e por curiosidade, poderão assinar o blog. Eu recomendo também a posição da imagem em um local bastante visível, menu superior, lado direito da coluna etc. Muitos já têm na cabeça a existência do botão naquele local, só resta a você deixar como os outros blogs.

9. Forneça Feeds por completo: Existe coisa pior do que assinar um blog e receber só uma parte da postagem? É como assinar uma revista e receber apenas a primeira parte dela. Forneça Feeds por completo para não perder assinantes. Se eu assino via Email, quero a comodidade de ler meus blogs favoritos em quanto estou lendo meus emails ou fazendo outra coisa. Muitos deixaram de assinar se você não fornece, por esse motivo de prevenção forneça os Feeds por completo e tenha a satisfação dos leitores.

10. Diga que é gratuito assinar: Muitos leitores online, principalmente os novos acham que tudo custa dinheiro ou tem algum vírus. É importante dizer que é totalmente gratuito e citar o que vai acontecer se ele assinar. Para muitos esta informação é muito importante e pode resultar em um bom aumento de assinantes.

11. Frases para assinar o artigo: Muitos preferem ler textos e clicar ao invés de ícones, por esse motivo, adicione algumas linhas informando para assinar o blog. Aqui no blog eu coloco no final de cada artigo, assim o leitor que julgar relevante assina o blog para receber novas atualizações. Vejo em muitos blogs, logo após o título ou no final da postagem como eu, mas a escolha é sua e fica ao seu critério escolher o melhor local. Também é interessante colocar um formulário para assinar via Email no final de cada artigo.

12. Envie ferramentas e artigos diferenciados para os assinantes: Aproveite e envie por Email, algumas ferramentas, artigos ou conteúdos diferenciados para os assinantes. Assim muitos estarão recomendando seu blog e assinando para receber além das atualizações um conteúdo único e interessante. Poderá ainda ser as melhores postagens que o seu blog teve no mês ou links interessantes para os leitores. Outra dica é você enviar de 15 em 15 dias ou mensalmente, para não sobrecarregar os assinantes.

13. Notifique quem não confirmou a assinatura: Muitas pessoas assinam, mas esquecem de confirmar. Quando você for verificar os assinantes por Email, poderá enviar um Email dentro de 3 ou 4 dias para notificar que a inscrição não foi confirmada. Eu quando fiz esse processo, aumentei em 10% meus assinantes.

14. Incentive os leitores a assinar: É preciso incentivar, principalmente se o conteúdo do seu blog for diferenciado. Além de ensinar como inscrever-se, crie um artigo de motivação para inscrição e diga o quanto é importante assinar seu blog, benefícios e praticidade de receber notificações e atualizações a qualquer lugar.

15. Enviar Email para quem comentar em seu blog: Uma técnica interessante é enviar um Email e dizer que seu blog fornece Feeds e citar se existir uma promoção etc. É claro que o processo de assinar um blog é natural, mas dar uma forcinha para assinar não é pecado, envie apenas uma vez e não fique repetindo a mesma coisa sempre. Além de enviar o Email, forneça um serviço bacana, como um cartão de boas vindas para o seus comentaristas e possíveis potenciais assinantes.

16. Faça algumas séries de artigos: Há alguns meses atrás, criei um artigo chamado "Ganhando dinheiro com Mini-Sites parte I" e notei que muitos leitores, para receber a notificação da segunda parte do artigo assinou o blog. É muito interessante criar séries de artigos caso seja um assunto muito extenso de explicar. Também é preciso que seja um assunto de qualidade, que prenda a leitura das pessoas.

17. Busque novidades: Não adianta ter um blog e não ter novidades, coisas interessantes para ler e ver. Eu mesmo já deixei de assinar alguns blogs por este motivo, sempre publicando as mesmas coisas, nunca abordando outros assuntos e dicas diferentes. Inovar é criar uma novidade e as novidades são valorizadas na Blogosfera.

18. Atualize com frequência o blog: Além de buscar as novidades que citei no tópico acima, também é muito importante você ter uma frequência de publicação. Eu publico algo em torno de 2 ou 3 artigos por semana, pois acho o ideal para o leitor e para o tempo que tenho disponível para blogar. Também vale seguir a dica que citei de não postar sempre nos mesmos dias, mas fazer em datas diferentes e só respeitando o horário matutino.

19. Invista no sucesso: Você pode até ter um conteúdo de qualidade, mas precisa investir na divulgação, no marketing do seu conteúdo e atrair seu público alvo. Eu recomendo pelo menos a metade do tempo que você gasta publicando postagens para divulgar seu blog. É muito importante, principalmente divulgar no começo do blog e acompanhar o crescimento dos assinantes. Olhe para o seu conteúdo e sinta-se como um leitor, será que vale realmente a pena assinar o blog? Trabalhe na melhoria e modernização do blog, sempre com uma crescente e um bom planejamento visando um maior sucesso.

20. Siga e ponha em prática todas as dicas: Não adianta nada ler e não por em prática, leia, releia e crie um planejamento de ter o dobro de assinantes (por exemplo) mais tarde trabalhe e conquiste a cada novo dia, uma porcentagem maior de assinantes e leitores. É pensando em crescer que você vai crescer, mas é colocando em prática que você vai fazer acontecer. Também, seja diferente e crie novas formas de ganhar assinantes, não fique apenas baseado nas dicas que eu passei nessa postagem.

São as 20 melhores dicas que eu posso dar para quem deseja aumentar, consideravelmente o número dos assinantes. O primeiro tópico é o mais importante, ter qualidade e também dar tempo para a qualidade ser desenvolvida e aprimorada. Ninguém consegue um grande número de assinantes da noite pro dia, mas trabalhando e dedicando-se mais é sim, possível de aumentar o número e ter um interessante acréscimo nos assinantes. Como eu estou com este planejamento de dobrar meus assinantes, acredito que servirá de grande valia para blogueiros com o mesmo objetivo.

RSSReceba automaticamente novidades via email ou RSS. Saiba mais
Entre em contato para sugerir uma pauta. Siga o blog Grana Sempre no Twitter!

10 comentários

Excelentes dicas. Algumas, já coloco em prática há algum tempo, mas outras me abriram os olhos.

Saudações.

Ótimas dicas!

Hoje à noite vou buscar por em prática as que ainda não pratiquei - ainda bem que já fiz alguns itens dessa lista, não estou totalmente por fora.

Agora, essa caixa para assinar o feed, que anda à medida em que se rola a página, incomoda um pouco, até porque no meu FF não apareceu um local para fecha-la. No mais, parabéns pelo blog.

Abraços.

Muito boas estas dicas, vou aplicar algumas delas para ver se aumenta meu número de assinantes.
catarino

Saudações!
Que Post Fantástico!
Amigo Silvio, o seu texto está muito bem fundamento, e depois a explanação foi colocada num português bem coloquial!
Parabéns pela excelente materia!
Parabéns pelo Post!
Abraços,
LISON.

Olá amigo,

Uma outra dica também é acrescentar o endereço do seu feed oficial(principalmente quando se usa feedburner) no ícone da barra de endereços do navegador.

Notem que o firefox sempre mostra 1 ao lado daquela estrelina. Quando se clica ali, no caso de um blog hospedado no blogspot, ele sempre mostra o feed padrão do blogger e o feed comentários, mas não mostra o do feedburner.

Para acrescentar o link do feedburner naquela botão coloque essa meta-tag junto com as outras que ja existem. usei {} no lugar de <>.

{link href='http://feeds.feedburner.com/seuenderecodefeed' rel='alternate' title='Titulo do seu blog ou feed' type='application/rss+xml'/}

Muito boa as dicas, estou te colocando nos meus favoritos, vou ficar sempre de olho, adorei seu seu blog. tem ótimas dicas.
BjOs^^

@Iúri
Já tratei de retirar, pois conquistei o objetivo de dobrar os assinantes. Obrigado pelo Alerta!

@Shâmtia Ayômide
Muito interessante a sua dica. Obrigado por compartilhar com o blog!

De todas as dicas que vc postou, eu aplico no meu blog apenas a primeira, mas já acho que é muita coisa.

Hoje na web seu blog tem que ter conteúdo pra se destacar dos outros milhares que existem...

Agora estou me dedicando na décima nona dica que você postou.

Cara, posta algo que nos ajude a aumentar o pagerank do blog!

Abraço e sucesso com seu blog.

cara.. mt bom esse post.. me ajudou mt. estou com uns problemas no meu blog com isso, e esse post me incentivou a dar um jeito logo.. hahahahah
gostei msm estaremos te seguindo.. se topar parceria entre em contato.

Adubados®
...pois nem todo adubo é merda!
http://adubados.blogspot.com/

As promoções podem ser um bom incentivo para que as pessoas assinem os feeds. Valeram as dicas! Abraços e sucesso com o blog!

Regras:
- O comentário precisa ter relação com o assunto.
- Comentários anônimos não são permitidos.
- Spams não é aceito.
- Não serão tolerados erros do tipo: axim, vuxe, moxo.
- Para deixar sua URL comente com OpenID.
- Pedido de parceria, somente por email
- Backlinks são automáticos, não se preocupe.
- É proibido o xingamento ou ofensas.
- Veja se a sua dúvida já não foi respondida!
- Caso você queira anunciar confira nossa página de publicidade.

Agradeço a compreensão de todos!

OBS: Os comentários não refletem as opiniões do editor. Utilize o espaço com inteligência e sabedoria.

Novo Comentário