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Um tema muito importante para os blogueiros e qualquer outro negócio ou produto é o Marketing Viral. Como o próprio nome diz, é algo que se propaga e que toma maiores proporções entre as pessoas ou mídias. É um grande resumo de diversos fatores que devemos ficar atentos, para termos o Marketing Viral, quase que instantaneamente.

Estarei abordando do ponto de vista blogueiro. As dicas poderão ser aplicadas em seus projetos a longo prazo e também a curto para conseguir um maior crescimento.

Vamos trabalhar com 3 pilares:

  • Qualidade.
  • Público.
  • Frequência.
Qualidade: Antes de tudo é preciso ter alguma qualidade para oferecer aos visitantes. Ninguém vai ler o seu blog por ele ser bonito, mas sim por ele ter um conteúdo diferenciado dos demais. A qualidade, não envolve somente na criação dos artigos, mas também nas facilidades que você disponibiliza para os leitores, como: Assinatura, premiações, atenção, dedicação e também o atendimento. É como tratar um "patrão" sem ser falso, mas dando as devidas condições e acesso ao serviço.

É um dos passos mais importantes, pois a qualidade é o ponto chave de tudo. Em meus artigos de dicas para blogueiros, sempre indico a criação de boas postagens, abordando pelo menos o conhecimento e partilhando assim com os leitores. A qualidade é algo único e você precisa privar por esta qualidade acima de tudo. Eu recomendo, anotar e ler muito sobre SEO e Marketing, em todos os fatores é sempre importante aprender mais e sempre ficar atento. Indico o site Mestre Seo para análise e crescimento no assunto.

Público: É preciso ter um público, uma boa rede de amigos ou pessoas para recomendar e compartilhar nosso conhecimento. As redes sócias, têm um importante papel no que diz respeito ao público que queremos alcançar. Você precisa explorar as redes sociais conforme suas necessidades e expandir o mercado para novas pessoas e usuários, sendo assim é muito importante participar de redes e mídias sociais, mostrar o seu trabalho (sempre com qualidade) e dizer que você existe e quer o seu espaço na blogosfera. para aqueles que estão visitando pela primeira vez, eu recomendo a leitura do meu artigo com diversos agregadores para divulgar o seu trabalho.

Devemos trabalhar sempre buscando ser diferente para o público, ser melhor que a concorrência é um dos pontos principais para termos sucesso em qualquer que seja o negócio. Não podemos deixar de citar o público de qualidade ou visitantes de qualidade, que além de visitar, depositam sua contribuição para o crescimento do blog. Conquistar um público de qualidade leva tempo, dedicação e muito trabalho. Podemos ter 1 milhão de leitores ou visitantes, mas se nenhum ler nossas postagens, qual será a qualidade e relevância do blog perante os outros blogs? É preciso ter uma persistência na qualidade e visar sempre o crescimento do público alvo, que depois de gostar e aprovar, estarão recomendando o blog para outras pessoas.
"Acerte o alvo!" (imagem: jonycunha)

O alvo também é importante. Quando escrevo um artigo aqui no blog, não tenho a pretensão de atingir pessoas muito jovens, mas sim os blogueiros com alguma experiência e que queiram ganhar dinheiro com seus blogs. É preciso ter um foco de público alvo, como: idade, sexo, cultura e conhecimento. Eu não posso simplesmente escrever em uma linguagem masculina se eu tenho visitantes mulheres. Também não posso escrever em uma linguagem cheia de "putz, caramba, brow, mano" pois tenho visitantes com uma idade média, que além de quererem ler uma boa matéria, também querem o entendimento da mesma.

Frequência: Para fazer um Marketing consistente é preciso ter uma certa frequência. Quando estou lendo um blog e me deparo com a mesma postagem por 1 ou 2 meses, eu deixo de acompanhar (mesmo se o blog for bom). A frequência é importante para estabilizar o ciclo de Qualidade > Público > e Indicação. Como sempre, recomendo uma média de 1 ou 4 artigos na semana esta de bom tamanho, mas é você quem decide, é você quem coloca para funcionar o relógio do blog. Outro ponto importante é ser diferente, abordar com melhor perfeição o tema para assim ser destaque, não só pela frequência e qualidade, mas por ser um ícone em seu nicho (tema) de mercado. Eu tenho um blog de humor, que faço títulos com criatividade, posto curiosidades, informação, sempre com algum humor e eu conquistei um público e uma frequência. Aqui no Grana Sempre, funcionou da mesma forma, mas ao invés de blogar com humor, eu procuro diversificar o tema Ganhar Dinheiro para não ficar tão repetitivo e chato.

Não adianta também, copiar o conteúdo do próximo para ter uma frequência de qualidade. A blogosfera e o google não perdoa esse tipo de acontecimento. Um blog é um grande meio de aprendizado, tanto do ponto de vista empreendedor, como o de um profissional na área de Marketing ou mídias sociais. O blog precisa estar marcado como um bom blog, precisa criar um nome e conquistar o espaço, isto leva tempo e muito aprendizado, leitura etc. Eu prefiro também, um texto de qualidade uma vez por semana, do que vários textos só para atrair visitantes o famoso “Texto Paraquedista. Para ser viral é preciso ser algo inusitado e original, para ser viral é preciso ser bom ou excelente. Quando citei o ponto do público, é que podemos entender os grande blogueiros. Eles já tem um número bom de público que leiam e indicam a outros blogueiros, mas nós que estamos começando precisamos construir alguma identidade com os leitores.

Alguns exemplos: O maior exemplo do Marketing viral são os vídeos no YouTube. Eu assisto e indico para vocês, se mais de uma pessoa assistir e repassar é criado o laço chamado de Marketing viral. Na verdade o Marketing viral, é algo bom, engraçado ou inédito, recomendado por várias pessoas. É como o vídeo de pegadinhas, textos bem elaborados e por aí vai, produtos, livros etc... Todos os dias acontece o ciclo viral, fazemos todos os dias sem pensar ou achar que é Marketing, como postar uma imagem de outros site (sempre citando a fonte), recomendar uma música, indicar um site em nossa postagem, entre outros. É algo que você faz enquanto comenta, e até mesmo quando não está conectado a internet.

Finalizado

O Marketing é uma grande corrente. Quando comecei o blog, há algum tempo atrás, fui aprendendo, refletindo, lendo e principalmente comecei a notar esta grande corrente que envolve os blogs e cada blogueiro. É como um produto que cada um tem a oferecer, cada pessoa tem algo diferente a mostrar e a ensinar, seja em textos, dicas, imagens, vídeos ou qualquer outro meio de comunicação. Hoje o blog é um grande meio para comunicar e compartilhar, assim que ele começou e sempre teve o seu destino, mas com as novidades nas mídias para divulgação, entre outros meios, foi tornando-se uma ferramenta indispensável para muitos aprendizes e até mesmo para nós blogueiros.

Tudo que eu aprendi e passo a vocês foi na internet. Não existe grandes segredos, mas existem sim os pontos principais, que poderão alavancar um grande trabalho ou ao mesmo tempo destruir, todo o esforço e dedicação.

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14 comentários

Muito bom post.
Texto bem redigido com uma bela fundamentação.
Abraços

Concordo plenamente. É um tripé, que sem um dos apoios desaba. E é preciso paciência e técnica para conseguir o sucesso (público)

abç
Pobre Esponja

Bom, eu concordo, quero fazer com que meu cresça sim e também querendo comentarios inteligentes e que essas pessoas que comentam, voltarem sempre e fazer comentarios, ler as noticias sem ter que pedir

Adorei teu blog, eu sempre leio o Mestre SEO sobre o tema. O melhor marketing é sem dúvida o "viral".
abraços

qualidade nem tenhu mta, brincadeira
ah pelo menos freqüência eu consigo manter, só não posto se não tiver internet caso contrario
atualização 3 vezes por semana. o público é um pouco complicado porque nem todo mundo gosto do tipo de humor que faço no meu blog e também não entende as críticas que faço aos assuntos sérios

ola
tentei comentar da primeira vez, mas seu sistema apresentou um problema, isso prejudica o seu marketing...rssss bem falando serio, acho que o bom conteudo de um blog nos anima a ler ate o fim e a fazer bons comentarios, ha blogs muito ruins e os autores ainda pedem que escrevamos bem, fica dificil, sempre legal teus comentarios
Ibere
http://ibererestivo.blogspot.com

Brother, sensacional seu post, vc compilou tudo que eu já tinha em mente, eu tenho um blog sobre heavy metal e rock, e não copio posts dos outros, nem reportagens de sites, dou minha opinião sobre o que eu leio em outros lugares, ou posto minha experiência sobre um assunto que domino. Estou a cata de público, estudando os meus posts mais visitados e os menos entendendo o que o povo quer ler, gosto muito de falar sobre meus gostos pessoais, mas já percebi que a galera não curte muito, mas to aí, posto de 3 em 3 dias, pra dar tempo do pessoal ler e comentar, acha que tá muito em cima? Enfim, obrigado por estas dicas, pelo menos estou no caminho certo! ABRAÇOS!

Um conteúdo de qualidade se espalha com facilidade, um vez que se encontra o público correto.

A dedicação e a preocupação com a qualidade tanto do conteúdo como com a experiência do usuário ao utilizar o site são fundamentais.

Adorei as dicas, especialmente as do item "frequência". Valeu! Abraços e sucesso com o blog!

Ótimas dicas para blogueiros que pretendem realmente lucrar com seus posts, ou que serem conhecidos e reconhecidos na internet. Contudo, acredito que algumas dessas "regras" limitam muito o campo da imaginação e criatividade do autor, que passa a se preocupar mais com a publicidade e a propaganda do que com o próprio estilo de escrita e desenvolvimento do blog. Acredito que se todos se preocupassem demasiadamente com "o que os outros vão pensar", "o que os outros vão achar", "o que os outros vão comprar", acabariam por perder a essência do que se quer realmente expressar. Também defendo a qualidade dos textos, mas mais em sua forma estrutural, atendendo ao bom e velho português correto, mesmo porque ler textos mal escritos não prende a atenção de ninguém (diga-se de passagem, o seu post possui alguns erros). Quanto à frequência das postagens,admito que seja bastante válida, mas não fundamental: gosto de ler textos espontâneos, bem pensados, isto é, aquela velha história de preferir a qualidade à quantidade. Enfim, questão de opinião. Adorei o post, apesar de não ser simpatizante de manuais explicativos. Ah, o layout também é ótimo, parabéns! Sucesso pra vc!

abçs

Estudei bastante marketing viral na faculdade, fizemos até um por lá.. é realmente uma ótima ferramenta para qualquer segmento!
Excelente post!

Abraços

muito bom,nem sabia por onde começar pra gerar receita em blog e coisa e tal..agora tenho uam ideia muito bom, e depois se quiser me dar uams dicas http://contemporaneoeindiscreto.blogspot.com/
comentado.

Dos últimos três meses pra cá venho participando assíduamente das redes sociais e venho divulgando meus posts nelas.

Deixa eu complementar essa sua dica dizendo que existem sites que divulgam nosos automáticamente nas redes sociais. Tal como o TweeterFeed que publica automáticamente os posts de um blog na minha conta do twitter. RECOMENDO!

Cara, me diga se vc recomenda um site que eu tenh cadastro. O nome do site é Idéia-Vírus, me dá sua opinião comentando abaixo de sse comentário que eu volto pra ler sua opinião.

ABRaço e parabéns novamente.

@Vc curte rock?
O TwitterFeed é uma serviço muito interessa. Eu mesmo utilizo para divulgar os posts do Grana Sempre em Seu Twitter oficial.

Sobre o site eu desconheço, você poderia me informar a URL?

Obrigado pelo elogio e volte sempre!

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