| 5 comentários ]

Hoje darei algumas dicas importantes para quem está iniciando ou já tem um blog. Neste artigo, darei as melhores dicas para comentar, pontos de um comentário e os benefícios que bons comentários poderão render para você e principalmente para o seu blog. Comentar é fácil, mas comentar de forma corretar são poucas as pessoas que sabem e praticam de forma eficiente.

Comentar x Vontade de comentar


Quando comecei a comentar em alguns blogs, não tinha tempo para formular um bom comentário, apenas escrevia "Nossa que bacana, achei legal, seu blog é bom, gostei da postagem". É o que muitos fazem até hoje, por não saberem da importância ou por falta de vontade de ler um artigo até o final e tirar as suas conclusões, observações e opiniões. O blog nasceu para este objetivo, saber das opiniões e compartilhar tudo aquilo que for agregar algo para alguém ou para um todo. Recomendo que leia o artigo no blog Info-Macross, onde a Sandra, fala sobre como fazer bons comentários em blogs. Este artigo servirá de complemento para você prosseguir a leitura e entender algumas coisas.

A vontade de comentar precisa existir, assim como o hábito de ler que para um blogueiro profissional, precisa ser indispensável. Ao longo dos meus anos na internet, devo ter lido milhares de artigos e ter comentado nos mais variados, entretanto, creio que as vezes deixei de comentar corretamente e pequei para o desenvolvimento da minha opinião perante a blogosfera. Todos nós quando começamos, não temos nada de base, damos tiros para todos os lados, que com o tempo, se tornam certeiros e inteligentes. Tenha vontade, motiva-se para comentar em outros blogs!

Desconhece a importância

Um bom comentário poderá render uma boa visita, assim como um bom leitor. Não precisa ser aquele comentário, mas precisa ser um comentário de você para o artigo que o blogueiro publicou. Eu já cheguei a receber mais de mil visitas por comentários que deixei em outros blogs. No entanto, comecei a comentar em pouco tempo, por não conhecer e saber que é importante deixar opiniões sobre os assuntos que nos interessa. Mostre a sua personalidade e comente com inteligência. Caso você veja necessidade de discordar das afirmações, discorde, assim como afirmar, mas seja você quando estiver comentando e não um admirador do trabalho vizinho.

Não conhece blogs
Busque novos blogs, acompanhe novos trabalhos e motiva-se por ler e comentar. É muito fácil comentar em um blog de humor, mas é difícil comentar em um blog de política. Tudo depende do conhecimento que você tiver, além das afirmações e colocações na postagem, você precisa ter uma base antes de afirmar ou discordar de algo. Um bom comentarista sabe e conhece os principais caminhos de cada blog.

Quando falo em conhecer, digo em pesquisar, discutir, agir em forma de uma opinião. Se todos fossem iguais, não teria graça e cada blogs seria apenas um blog. Não teríamos grandes blogs e nem muito menos conhecimento necessário.

Dicas úteis na hora de comentar:

  1. Não deixe a sua URL no espaço do comentário.
  2. Apenas comente se você leu a postagem.
  3. Comente com OpenID ou Nome e URL.
  4. Ajude, caso julgue necessário o autor.
  5. Discorde se precisar discordar.
  6. Concorde quando tiver que concordar.
  7. Seja diferente dos comentaristas anteriores.
  8. Comente em seu nicho. 
  9. Seja sempre um comentarista.
  10. Só você pode fazer acontecer.
Esta é uma pequena lista de 10 itens, que julgo ser necessário debater e deixar bem claro cada uma delas. Observe os 10 pontos que ajudarão vocês quando estiverem comentando.

1. Não deixe a sua URL no espaço do comentário: Ninguém gosta disso, até mesmo os novos blogueiros. É como você querer entrar no blog e apenas deixar o seu link. Existe recursos em todas as plataformas, onde você poderá deixar o seu nome e 1 link para contato ou Email.

2. Apenas comente se você leu a postagem: Não adiantar criar comentários sem nexo, pois não são valorizados e retribuídos. Procure introduzir qualidade quando for comentar e dar o exemplo para quem está comentando sem ler a postagem. Um teste bacana é você criar uma postagem com uma simples pergunta no meio do artigo. Note que poucos responderão, pois poucos têm o hábito de ler até o final e observar os detalhes.

3. Comente com OpenID ou Nome e URL: Como citei acima, existem os recursos no blogger como OpenID entre outros para você registrar o seu contato quando comentar.

4. Ajude, caso julgue necessário o autor: Quantos novos blogueiros criam postagem sem qualquer conhecimento e sem qualquer base. Você que já tem alguma experiência, poderá criar comentários construtivos para agregar valor ao autor e também a quem for ler. Você poderá ainda, citar algum artigo que servirá de complemento.

5. Discorde se precisar discordar: O blog nos traz a liberdade de discordar e dar a nossa "sincera" opinião. Você não precisa aprovar tudo aquilo que estiver escrito, mas sim ter a personalidade de discordar, caso você veja necessidade. A discordância sem ser teimosia é boa para o crescimento.

6. Concorde quando tiver que concordar: Não adianta nada tentar ser "MAIOR" ou melhor que os outros. Todos nós temos valores e merecemos algum reconhecimento. Caso você tenha lido algo que está perto daquilo que você esperava, concorde e deixe as suas colocações e experiência sobre o determinado assunto.

7. Seja diferente dos comentaristas anteriores: Se alguém já comentou algo igual ao que você pretende comentar, não existe a necessidade de fazer o mesmo comentário. Parece bobagem, mas vocês não sabem o tanto de pessoas que fazem isto, sem mesmo ler e ver os comentários anteriores. Um bom comentarista tem a sua própria personalidade e jeito de comentar para diferenciar dos outros.

8. Comente em seu nicho: Eu atualmente, acompanho com alguma frequência cerca de 20 blogs. Considero blogs ideais e importantes, pois estão relacionados ao meu nicho ou me interessa o conteúdo. É muito importante, tanto para o blogueiro, acompanhar blogs do mesmo nicho e comentar neles. Imagine a quantidade e qualidade das visitas que poderão gerar este hábito, sem contar as amizades e troca de experiências.

9. Seja sempre um comentarista: Você só comentará com frequência se gostar de comentar. Seja um comentarista, caso você não julgar necessário, releia as vantagens e saiba que é de grande importância. O comentário, firma algo ou discorda de algo, assim como poderá informar e servir de aprendizado. Crie o hábito de comentar, comece comentando aqui no Grana Sempre!

10. Só você pode fazer acontecer: Não sou eu quem irá fazer vocês comentarem e começarem a comentar. A vontade precisa vim de cada um, assim como a vontade de escrever em blogs, vontade de trocar de emprego, crescer etc... O que eu posso dizer é que você só terá a ganhar e aprender, quando ler uma postagem até o fim e comentar.

Bons comentários servem de inspiração

Alguns artigos que publiquei aqui no blog, foram de dúvidas e perguntas em alguns comentários. O leitor precisa ter esse interesse de querer saber mais, querer sempre ter mais informação e fazer transparecer nos comentários. Recebi também sugestões, complementos para aquilo que postei, entre outros. Comentários com a finalidade de ajudar, contribuem para o crescimento de qualquer blog, até os mais antigos recebem a mesma contribuição. Eu agradeço a quem faz comentários construtivos, pois parte das minhas postagens têm o endereço a todas essas pessoas, além de serem a solução de muitas dúvidas.

O mais inspirador é saber que o trabalho foi aceito e que os bons comentários estão fazendo parte do blog. O blogueiro precisa desta troca de conhecimento, desta gama de opiniões e diversificações.

Nunca faça SPAM

Quer perder 1 possível leitor em potencial? Faça SPAM. Quer ter a chance de ganhar 1 visitante ou até mesmo 1 leitor fiel? Faça comentários e não SPAMS! Por mais que todos já estejam cansados de saber, o SPAM é algo que não tem valor para nenhum dos lados, além de estar manchando o seu blog ou produto. Todo alerta é pouco, jamais faça SPAM!

Há algumas meses atrás, comecei a monitorar os comentários. No entanto, esqueci de fazer o controle contra SPAM. Com o tempo, estou sendo mais rigoroso com os comentários, rejeitando muitos e aceitando poucos. Se todos os blogueiros, controlar os comentários, podemos filtrar apenas a qualidade e valorizar cada página com uma maior relevância.

A recompensa é excelente!

Tudo que você fizer de forma correta, terá uma repercussão positiva. Já conquistei leitores, já conquistei público, já conquistei e venho conquistando tudo isso, por fazer algo que eu acredito que todo blogueiro deveria fazer. Comentar é tão importante, quanto algumas técnicas de SEO, que por sinal, poderá se encaixar nesta categoria. É de grande importância que seja algo natural de você, algo que você tenha vontade de fazer e não algo que você gostaria mais não faz por falta de vontade. Comece por hoje, comece a rever o conceito de bons comentários e atribuir 1 voto quando estiver comentando, seja para discordar, informar ou concordar.

RSSReceba automaticamente novidades via email ou RSS. Saiba mais
Entre em contato para sugerir uma pauta. Siga o blog Grana Sempre no Twitter!

5 comentários

Que Post Fantástico!
Amigo SILVIO,
Li atenciosamente o seu artigo e devo lhe dizer que vai ao encontro de muitos leitores e donos de Blogs.
Particularmente sou partidário de sempre procurar levar uma palavra motivadora ao dono do Blog, ao autor do artigo, isso independente de eu gostar ou não. Parto do princípio que não é o fato de eu não gostar da matéria, que outros leitores não possam vir a admirar, e depois eu não sou um referencial em termos de conhecimento, conheço muito pouco.
De repente, eu analiso que o simples fato de tentar motivar o dono da obra, amanhã ele possa vir a melhorar muito mais. É o que penso.


Parabéns por mais um excelente Post.
Abraços,
LISON.

Oii amigo Silvio

Adorei seu post.Você tem toda razão, temos que comentar, quando realmente surgir um interesse na noticia e que seu comentario possa agregar alguma valor ao post, eu não comento só por ocmentar, ou seja, não faço comentarios repetitivos, isso se torna chato e voce fica sem credibilidade .Sinceramente quando o assunto não me interessa ou nao tenho propiedade suficiente para expor minha opinião, prefiro não comentar.
Bjs

Olá!
Acho que ler o artigo inteiro é o primeiro passo para um bom comentário. Não fazer spam escrevendo apenas coisas idiotas é o segundo.
No meu blog aparece de tudo, inclusive espertinhos querendo ganhar links e aparecer entre os mais comentadores do mês, não hesito em apagar.
É muito importante para um blog os comentários, quanto mais comentários de qualidade, dá para notar que melhor é o blog, que é mais visto, etc.
Agora, tocou num ponto muito importante: usar nome/url ou openid. Eu acho que quem usa blogger deveria usar nome/url sempre. Pois, eu, e muitos outros não usam e nem sabem o que é openid. Eu normalmente não comento nesses blogs por causa disso. Estou comentando hoje aqui para agradecer o link que citou do Info-Macross, porém não iria saber que era eu, pois não terei como colocar meu nome/url... :-)
Agradeço a citação e parabéns pelo artigo, se todos seguissem suas dicas nós blogueiros seríamos mais felizes em relação aos comentários! Rs...
Um abraço!

Eu, apesar de já estar a quase 6 meses na blogsfera, tô começando agora a aperfeiçoar meus comentários. Com certeza, é muito importante os comentários, tanto pra motivar o blogueiro, pois sem sequer um comentário, o blogueiro, com o tempo vai desanimando, quanto para quem está comentando, já que assim, ele está exercitnaod o hábito de escrever.
Tem blogueiros que reclamam que os comentários do seu blog não são produtivos, mas eles mesmos não se esforçam pra comentar bem em outros blogs.
Eu, particularmente, sigo váááários blogs. Fico horas e horas em blogs, e comentando nos mesmos. Deixei até o Orkut um pouco de lado por causa da Blogsfera. Infelizmente, não tenho tempo suficiente pra comentar em TODAS as postagens que acho interessante, mas fazer o que...

Eu particularmente tenho o defeito de ler excelentes artigos e simplesmente sair sem ao menos comentar. O comentário além de ajudar a si próprio, motiva o autor a escrever cada vez mais, quem é blogueiro deve entender muito bem o que estou falando.

Artigos como o seu é uma boa fonte de motivação para comentar em outros blogs, parabéns.

Regras:
- O comentário precisa ter relação com o assunto.
- Comentários anônimos não são permitidos.
- Spams não é aceito.
- Não serão tolerados erros do tipo: axim, vuxe, moxo.
- Para deixar sua URL comente com OpenID.
- Pedido de parceria, somente por email
- Backlinks são automáticos, não se preocupe.
- É proibido o xingamento ou ofensas.
- Veja se a sua dúvida já não foi respondida!
- Caso você queira anunciar confira nossa página de publicidade.

Agradeço a compreensão de todos!

OBS: Os comentários não refletem as opiniões do editor. Utilize o espaço com inteligência e sabedoria.

Novo Comentário