| 13 comentários ]

Hoje, darei 5 dicas fundamentais para aumentar o tráfego de blogs. É preciso por em prática todas as dicas, pois uma serve em conjunto com a outra, além de serem dicas que eu mesmo utilizo no Grana Sempre. Nos dias de hoje, ter muitas visitas é sinônimo de ter o trabalho reconhecido, ter um público para escrever e também um estimulo para continuar blogando.

O principal objetivo em gerar tráfego é trazer novas pessoas para conhecerem o blog, é depois, tornar uma boa parte de visitantes em leitores e assinantes. É preciso conhecer uma parte dos visitantes, analisar o conteúdo que recebem mais visitas que são os chamados "Conteúdos de Qualidade", além de saber o que o público está achando. Quem tem blog ou site, precisa ficar atento a todos esses fatores e sempre estar de olho nas estatísticas, número de visitas, cliques em anúncios etc...

Se você já faz o processo de analisar, vamos as dicas práticas para receber um bom número de visitantes. Vale lembrar que não é da noite para o dia, mas sim com um tempo médio de trabalho e aplicação. Observe:

1. Otimizar o título do blog: Caso o seu blog tenha um nome muito estranho ou é pouco pesquisado, você poderá otimizá-lo para os motores de busca adicionando logo após o nome uma pequena descrição. Observo o Grana Sempre quando é pesquisado no Google:

Descrição do blogs após o nome!

Como o blog fala sobre ganhar dinheiro na internet, adicionei a seguinte descrição: "Como Ganhar Dinheiro na internet, Dinheiro Online". Assim quando alguém fizer alguma pesquisa, além do no do blog vai aparecer a descrição do mesmo ao lado do nome. Quando resolvi colocar aqui no blog, aumentei em 30% o número de visitas de um mês para o outro. Vale lembrar que para ter efeito você precisa colocar algo que realmente tenha em seu blog e não uma frase para chamar a atenção.

Como adicionar no blog?

Como eu sou usuário da plataforma blogger, posso recomendar. É muito simples, após estar logado, clique em Configurações e onde está escrito "Título" após o nome do blog adicione a descrição, salve a configuração e pronto! De maneira fácil e eficiente, otimizamos o título do blog para receber mais visitas.

2. Participe de redes sociais com um bom PR: Para uma rede social ser relevante nas pesquisas, é de muita importância estarem com um bom PageRank. Não deixe de participar de redes sociais e agregadores de conteúdo como:

diHITT
BombaNet
OCIOSO
Colmeia
Linkk
blogblogs
Gostei
Link Ninja
Uêba

Existe uma infinidade de agregadores de qualidade, mas os que mais me enviam visitas são esses. Os de menores proporções, também são de grande importância, pois poderão ter até uma maior relevância. Participando de agregadores de links, podemos ter maiores chances de ter uma notícia lida, pois as pesquisas aumentam em sites com um maior ranking perante o Google.

3. Capriche nas primeiras linhas: Além do título que todos já sabem da importância, as primeiras linhas também são importantes, elas servem e muito para deixar o seu conteúdo a frente de outros blogs. Além de servirem como uma descrição do que o texto vai abordar, também serve como palavras-chave na hora de uma pesquisa.

Observe as palavras-chave grifadas nas primeiras linhas, também a força dos agregadores de conteúdo:

A importância das primeiras linhas!

Observe que eu apareço em 3º lugar na pesquisa ganhar assinantes. Antes do blog, está as notícias Gostei e o dihiTT, mostrando assim a grande importância dos agregadores para divulgar um artigo e receber um grande número de visitas. Note também que o Google grifa as palavras-chave que estamos pesquisando, dando assim destaque ao conteúdo e deixando sempre a frente dos outros. A título de curiosidade, a concorrência apareceu em quinto lugar, ficando atrás ainda da rede Link Ninja!

4. Utilize as palavras-chave para o seu conteúdo: Existe uma infinidade de combinações de palavras chave que são pesquisadas no Google. Por exemplo em meu nicho: Ganhar dinheiro, dinheiro online, dinheiro, grana, ficar rico, dinheiro na internet. Todas elas têm uma relevância maior ou menor. Para ficar atento as palavras-chave, utilize o Google keywords. Não deixe de pesquisa e analisar a concorrência e ver o número de pesquisas que cada palavra recebe.

Analisando as palavras-chave e sabendo o que o público mais pesquisa, podemos otimizar os nossos textos, utilizando de 2 ou 4 palavras durante o texto. É preciso adicionar de forma natural para terem efeito, pois se fosse tão fácil assim, faríamos textos contendo as palavras mais pesquisadas.

5. Invista em seu blog: Pesquise, leia, faça a diferença pelo o seu blog. As pessoas reconhecem um bom blog e um bom blogueiro, não deixe de estudar sobre o seu nicho, ler muito e criar artigos informativos e com muita qualidade. A quinta dica é mais um complemente que sempre gosto de enfatizar: "Qualidade sempre traz qualidade". Um bom conteúdo tem o seu valor, crie bons conteúdos e acompanhe o crescimento não só do tráfego do seu blog, mas também dos leitores, assinantes e rendimentos financeiros.

Considerações: Espero que com as 5 dicas, todos consigam aumentar o número de visitas do blog. Existem outras milhares de dicas que pretendo postar aqui e sempre ajudar quem está começando ou não tem um caminho para seguir. Como estou estudando um pouco de SEO, Marketing, julgo ser importante dar dicas aos leitores que têm blogs. Eu não sei de tudo e ainda estou aprendendo como todos nós devemos fazer!

"Dicas, aumentam o money?" (imagem: thoth92)


RSSReceba automaticamente novidades via email ou RSS. Saiba mais
Entre em contato para sugerir uma pauta. Siga o blog Grana Sempre no Twitter!

13 comentários

Ótimas dicas, é sempre bom também quando for adicionar os seus artigos nesses site que agregam conteúdo, colocar a descrição e o título diferente, mais com o mesmo sentido.
Ex:

1º 20 Formas de ganhar assinantes via Feed RSS

2º Varias exemplos de como ganhar assinantes via feed Rss

3º Descubra maneiras de Ganhar assinantes para seu Feed Rss

E assim por diante, ai quando houver pesquisas por termos diferentes, de alguma maneira seu conteúdo vai aparecer entre os resultados.

OBS:
Nunca coloque uma descrição ou título que não esteja realmente de acordo com o seu conteúdo.

Obrigado:
Simão Pedro

Olá!

São dicas altamente valiosas que devem ser seguidas por todos aqueles que querem obter sucesso como blogueiro.

Abraços

Francisco Castro

@Simao Pedro da silva
É verdade, assim podemos abrir um leque maior de pessoas que queiram pesquisar o conteúdo. Obrigado pela dica, estarei adotando quando fazer a divulgação em agregadores.

Não conhecia essa dica de que as primeiras linhas de um texto definem o conteúdo do resto do texto para os buscadores. Se soubesse disso antes, trabalharia melhor os textos do meu blog.

Obrigado pela dica. Vou botar em prática no meu blog.

vlw

Olá Silvio!
Já conhecia as quatro últimas dicas, que são bem importantes, porém achei muito interessante a primeira! Nunca tinha parado para pensar que poderia fazer isso, mas me diz, no wordpress é a mesma coisa né? Simplesmente colocar a descrição depois do nome com as palavras chave certo!? Gostei muito, vou fazer! Um abraço!
Sandra Info-Macross
Ps. desculpa o link, mas é que você não vai saber quem eu sou com a assinatura do google...

@Sandra
Exatamente, no Wordpress também é a mesma coisa, pois conheço blogs hospedados na plataforma que utilizam o recurso. O próprio EscolaDinheiro do Paulo é um exemplo, repare quando você visitar ou pesquisar no Google, certamente aparecerá: "Escola de Ganhar Dinheiro".

Obrigado pelo comentário e volte sempre!

Ótimas dicas. Sempre lemos pela internet textos que tratam desse mesmo assunto. No entanto, poucos acrescentam em conteúdo ao blogueiro. Sucesso, até mais.

Olá!

Cheguei até aqui através da seleção dos melhores artigos que a Sandra faz no Info-Macross. Realmente, este artigo merece estar na lista!

Os pontos que você cita são mesmo muito importantes. Mesmo antes de vê-los reunidos aqui, eu já procurava segui-los, mas ler seu artigo serve como alerta para nunca esquecer de nenhum deles.

Parabéns pelo texto!

Adelson Smania
Gerenciando Blog

@Adelson Smania
Fico feliz não só pela visita, mas também por você ter gostado e refletido sobre o texto. São dicas simples, mas que fazem toda a diferença para quem está inciando ou para quem já é blogueiro.

Adorei as dicas. Muito interessantes e vou escolher as melhores palavras-chaves para colocar depois do título do meu blog "Posso Falar?". Te agradeço por compartilhar seus conhecimentos e um grande abraço, Solange

Olá Silvio,

Cheguei até este artigo por recomendação da Sandra do Info-Macross. Não conhecia o seu blog e realmente o artigo aponta para aspectos muito importantes em termos de optimização do nosso blog. Há sempre pequenas coisas que podem ser melhoradas e que por vezes nos esquecemos delas.
Parabéns pelo artigo simples mas de grande conteúdo.

Paula Garcia

Vim ler seu artigo tendo em conta a selecção de melhores artigos do mês segundo a Sandra do InfoMacross.
Muito boas dicas.
Já fiquei seu seguidor.
Já agora e como eu também tenho a plataforma blogger colocava-lhe uma questão: acho a plataforma estreita, dará para alargá-la?
Um abraço

Muito bom, esse artigo. Espero que me ajude a incrementar as visitas em meu blog, que ainda é novo. Valeu.

Regras:
- O comentário precisa ter relação com o assunto.
- Comentários anônimos não são permitidos.
- Spams não é aceito.
- Não serão tolerados erros do tipo: axim, vuxe, moxo.
- Para deixar sua URL comente com OpenID.
- Pedido de parceria, somente por email
- Backlinks são automáticos, não se preocupe.
- É proibido o xingamento ou ofensas.
- Veja se a sua dúvida já não foi respondida!
- Caso você queira anunciar confira nossa página de publicidade.

Agradeço a compreensão de todos!

OBS: Os comentários não refletem as opiniões do editor. Utilize o espaço com inteligência e sabedoria.

Novo Comentário