| 11 comentários ]

"Iniciando em Link Building?" (imagem: SEPBlog)

Vamos dar início ao tema "Link Building" que é de suma importância para blogs que desejam um maior número de visitas, além de um aumento no PageRank. Um dos principais conceitos do Link Building, é ter um maior número de links apontando para as nossas páginas, construindo assim, um aumento considerável nas visitas que cada artigo recebe. Antes de iniciarmos, devemos saber que é preciso ter uma etapa interessante de SEO já feita, tal como: A escolha certa de palavras-chave, cadastramento em sites de busca e também algumas dicas de otimização de blog.

É muito importante ter um conteúdo diferenciado, pois nada será atrativo a leitura e relevante, perante aos motores de busca. O principal princípio é construir uma ramificação de links de forma natural. É interessante ter páginas linkadas, além de aumentarem o valor de cada uma delas, você ainda, estará oferecendo aos leitores outros artigos, outras explicações com o mesmo tema abordado. Além de estar contribuindo para o reconhecimento do blog e no crescimento na blogosfera. Muitos blogs são conhecidos pela indicação que quando feitas de maneira certa, poderá render até um link de volta, uma visita ou um comentário.

Iniciando no Link Building


Após uma breve explicação, estarei citando cada tipo de técnica com o nome propriamente dito. No entanto, vale lembrar a velha máxima "Qualidade traz qualidade". Não exagere, seja natural com o seu blog e construa a sua reputação na blogosfera.

Link Baiting: Muito importante para aumentar o valor das nossas páginas e também o número de visitas de cada uma. Nada mais é que conseguir backlinks em nossos artigos (pessoas indicando nossas postagens) conta muito para a posição nos buscadores e também no Link Building. É um voto de qualidade que os demais blogs depositam em nosso trabalho e levam ao conhecimento de outros leitores.

O Frank Marcel, postou um artigo muito interessante com o tema: Construindo o sucesso com o Link Building. Observe que foi um link baiting, pois indiquei um artigo de qualidade com o tema que eu estou desenvolvendo. É bastante comum o Link Baiting na blogosfera, principalmente se você tem um bom conteúdo e é referência no seu nicho.

Linkagem Interna: É preciso acontecer uma sintonia com o link âncora. Também é interessante explorar palavras-chave com um bom valor. Como em 5 dicas para aumentar o tráfego do seu blog. É preciso ter um texto âncora atraente, assim como na qualidade do link que você está disponibilizando ao leitor. É a maneira mais fácil de começar a entender o que é o Link Building, além de estar aumentando as visitas das suas páginas. O mais importante é que sempre estará enviando visitas para as páginas assim linkadas e aumentando o valor de cada uma delas. Caso o seu blog não tenha links internos, adicione em suas páginas naturalmente, crie textos âncoras atraentes com o conteúdo abordado pelo artigo. Não tente criar âncoras com conteúdo diferentes do tema principal, como indicar um texto de forma direta. Tudo precisa estar naturalmente abordado, não posso criar um tema dentro de outro completamente diferente.

Temas dos Links: Além de saber utilizar os textos âncoras, também é interessante linkar sites e blogs com o mesmo tema. O Google, estará dando um maior valor para temas semelhantes ao seu, sem contar também a qualidade de links para os visitantes (não fugindo do tema do blog). O aumento no PageRank, também está relacionado a qualidade dos links que indicamos e recebemos. É como ser indicado por 1 grande blog do mesmo nicho ou ser indicado por dezenas de nichos diferentes. Sempre terá um maior valor os links de qualidade, isto vale tanto para as páginas do blog como na hora de uma parceria ou linkagem de outros blogs e sites.

Redes Sociais e Mídias: Embora pouco abordado as redes sociais e mídias sociais, contribuem na linkagem e também são relevantes na hora de uma pesquisa. A maior prova, talvez seja as grandes redes como o diHITT, Twitter, Facebook, que sempre enviam um bom número de tráfego. As redes sociais têm suas qualidade, embora muitos blogs não saibam explorar com eficiência é um meio interessante para se ganhar links e um tráfego com uma boa qualidade (dependendo da rede). Existem algumas redes sociais interessantes, para divulgar os seus artigos, mas existem outras que são perca de tempo na hora da divulgação. Analise sempre a qualidade do tráfego e a quantidade de visitas recebidas por cada uma delas. Embora as redes sociais têm outros papéis, além de construir links é levar ao conhecimentos de outras pessoas a existência do blog, fazer amizade e trocar informações.

Troca de Links: Tome muito cuidado na troca de links. É mais recomendável, criar uma página para deixar a lista de parceiros, pois a sua página principal poderá deixar de receber visitas. É classificado como o Black Hat SEO, que ao invés de ajudar, acaba atrapalhando o blog e o Google penalizando o mesmo. O mesmo serve na linkagem nos mesmos sites com o mesmo texto âncora que é conhecido como "Link Farm". A troca de links é importante existir, mas é preciso fazer de forma moderada para não sermos surpreendidos com penalizações e perda de PageRanks. Com o tempo os buscadores estão melhorando os seus algoritmos de classificação de páginas, tornando as páginas com muitos links, praticantes de técnicas ilegais.

Finalizando

Estou iniciando um trabalho de Link Building aqui no blog. Embora, todos nós já fazemos em nossos blogs, sem saber como fazer de forma correta. Este artigo, tem o principal objetivo de auxiliar iniciantes e dar uma explicação sobre o que é e por onde começar. O principais objetivos são: Gerar tráfego, conseguir links de qualidade e melhorar a popularidade do blog. Não tente criar uma quantidade elevada de links a cada dia, se preocupe primeiramente com a qualidade das postagens e a qualidade do tráfego, pois o ganho de links é feita de forma natural entre os blogs.

Outra dica importante é não ter medo de linkar. Caso você pense que estará perdendo tráfego por estar indicando um blog com o mesmo nicho, você está errado. A troca de links de qualidade é feita por muitos blogs, blogs renomados com grande público também utilizam de tal recurso. É gratificante receber links de blogs importantes e com o mesmo nicho é como receber 1 voto de qualidade ou 1 ponto pelo artigo bem construído. Faça de forma natural e inteligente, explorando as palavras-chave dos links e o texto âncora deles. A maior prova da minha informação, são os links chamativos que atraem a atenção dos leitores. O texto precisa estar sempre adequado a temática do link, não fugindo nunca do principal objetivo.

E vocês estão adotando técnicas de Link Building? Quais foram os resultados obtidos?


RSSReceba automaticamente novidades via email ou RSS. Saiba mais
Entre em contato para sugerir uma pauta. Siga o blog Grana Sempre no Twitter!

11 comentários

Adorei seu texto amigo. Como sou novato nesse meio, ainda sou muito leigo ao assunto, mais tento sempre aprender sobre SEO.Costumo citar sempre blogs de amigos, quando eu trato de dicas para blogs, pois se torna mais fácil linkar alguém.

@Concentrado
Que bom que gostou!
É verdade, citar blogs de amigos é muito eficiente e também é considerado Link Building. Todos nós aprendemos e fazemos SEO todos os dias, seja na criação de um artigo, em um Twitter ou em qualquer outra abordagem.

Nossa, não entendi bem isso de Link Building, é para criar novos links a cada artigo?
Me desculpe a ignorância, mas em certos assuntos virtuais eu bóio :/

@Nicole
O Link Building, tem um principal objetivo que é ser linkado. Um exemplo: Você cria uma postagem e outras pessoa indicam essas postagem (é link Building). Assim quando você indica as postagens de outros blogs, também nos referimos ao Link Building.

Existem outros fatores como citei em meu artigo. Outro exemplo é você Linkar blogs do mesmo nicho (tema do seu blog).

Qualquer dúvida, estou disposto a responder!

Boom texto.
Sou nova no meio, então não faço isso ainda..
Mas lembrarei da dica ;)

Muito boas as dicas. Para fazer um blog crescer é preciso ter paciência e ler muitos tutoriais e textos como este. Por isso muitos param, assassinam seus blogs. A questão é gostar, ainda que não entenda, da coisa - pra evoluir na blogosfera.

parabéns
Pobre Esponja

@Pobre esponja
Além da paciência, também é preciso ter persistência e não deixar os projetos morrerem. A evolução vem com o tempo, assim como a introdução ao Link Building!

Eu já havia lido algo relacionado a isso, e admito que o seu texto ficou melhor.
=D
Link Building me interessa.

abraços

Gostei muito das dicas, o meu blog precisa de um pouco de divulgação, e essas são ótimas maneiras de fazê-la! Obrigado.

ADOREI SEU BLOG! MUITO BOA A DICA! Vou começar a usar, as visitas do meu blog andam baixas ... rs! ABRAÇOS

É apenas a introdução ao Link Building e espero que aplique em seus projetos. Existem milhares de fatores e formas para aumentar as visitas, mas o Link Building, precisa ser melhor e maior explorado entre os blogs.

Regras:
- O comentário precisa ter relação com o assunto.
- Comentários anônimos não são permitidos.
- Spams não é aceito.
- Não serão tolerados erros do tipo: axim, vuxe, moxo.
- Para deixar sua URL comente com OpenID.
- Pedido de parceria, somente por email
- Backlinks são automáticos, não se preocupe.
- É proibido o xingamento ou ofensas.
- Veja se a sua dúvida já não foi respondida!
- Caso você queira anunciar confira nossa página de publicidade.

Agradeço a compreensão de todos!

OBS: Os comentários não refletem as opiniões do editor. Utilize o espaço com inteligência e sabedoria.

Novo Comentário